A empresa, que foi comprada pelo Facebook recentemente, lançou uma versão nova do aplicativo que agora permite gravar e compartilhar vídeos. De acordo com os executivos do Instagram, o aplicativo recebeu 5 milhões de vídeos apenas no primeiro dia de lançamento da nova ferramenta.
Tanto a versão para browser quanto a versão mobile já estão atualizadas e exibem os vídeos - basta clicar no botãozinho de play na parte superior direita da imagem. As gravações têm até 15 segundos, incluem áudio e, como as fotos, também podem ser modificadas com 13 filtros diferentes - não são os mesmos que estão disponíveis para as fotografias. Para gravar, a ideia é parecida com o mecanismo do Vine: o usuário segura o botão de gravação enquanto quiser capturar a cena e pode soltá-lo e gravar outra.
Veja o passo-a-passo:
Luz, câmera... A interface continua simples: para trocar de foto para vídeo, é só clicar na câmera
Ação! Para filmar, é preciso segurar o botãozinho vermelho. Não é possível gravar usando flash, mas dá pra usar tanto a câmera traseira quanto a frontal (e alternar entre as duas dentro do mesmo vídeo)
Filtro. Nessa tela, você escolhe o filtro que quer aplicar ao vídeo. O ícone na parte debaixo da tela serve para habilitar ou desabilitar o áudio da filmagem
Capa. Como no YouTube, é aqui que você escolhe um frame de capa, ou seja, a imagem que será exibida na sua timeline do Instagram antes que o usuário clique no 'play'
Publique. A tela de publicação não mudou: geolocalização, legenda e funções de compartilhamento ficam iguais.
Dá pra gravar usando a câmera frontal ou a traseira, mas não é possível 'subir' vídeos gravados pela câmera comum do iPhone, como dá pra fazer com as fotos. Se quiser colocar um vídeo na sua timeline do Instagram, você precisa gravá-lo direto do aplicativo. Isso acaba complicado a vida de quem não tem 3G, porque o app não guarda filmagens para serem postadas depois. Ou seja: ou grave o vídeo na hora e faça o upload, ou a chance estará perdida. Essa é uma das desvantagens da nova função.