A fórmula SE do Excel permite realizar testes lógicos, e apresentar resultados distintos consoante o teste realizado seja verdadeiro ou falso.

Em alternativa, poderá escrever a fórmula diretamente na célula do Excel. Para melhor compreensão, nada melhor que alguns exemplos práticos.
Exemplos:
1. No primeiro exemplo, iremos testar se determinado aluno passou no exame. Uma nota abaixo de 10 implica a Reprovação, e maior que 10 a aprovação.
O valor da nota estará armazenado na célula A1.
Na prática, você iria construir uma fórmula SE, em que o teste lógico seria "A1>10", sendo que em caso de teste positivo o valor_se_verdadeiro seria "Aprovado", e o valor_se_falso seria "Reprovado".
=SE(A1>10;"Aprovado";"Reprovado")
Explicação: O Excel testou se o aluno teve uma nota superior a "10", sendo que em caso de condição Verdadeira, o aluno estaria aprovado, ou caso a condição retorna-se falso, ou seja a nota fosse efetivamente menor que 10, estaria reprovado.
2. No segundo exemplo, iremos atribuir a classificação a um aluno, consoante a porcentagem do exame. O Valor do exame encontra-se na célula A1. Lembrámos que poderá copiar a nossa fórmula para o Excel e fazer os seus testes.
=SE(A1<50;"Não Satisfaz";SE(A1>50;"Satisfaz";SE(A1>75;"Bom";SE(A1>85;"Muito Bom";SE(A1>95;"Excelente";)))))
Explicação: A fórmula utilizada permite testar o valor do exame e atribuir várias classificações diferentes (neste caso 5).
Outras fórmulas SE no Excel
Você poderá ainda utilizar as fórmulas CONTA.SE e SOMA.SE. Tal como o próprio nome indica, a fórmula CONTAR.SE, permite contabilizar todos os resultados verdadeiros do teste lógico, e a fórmula SOMAR.SE, permite somar todos os valores verdadeiros do teste lógico.
Exemplo da fórmula CONTAR.SE
Imagine que pretende contabilizar o número de trabalhadores de uma empresa que ganha mais de 500 euros. Os valores dos salários dos trabalhadores foram inseridos entre a célula A1 até A10.
A fórmula seria assim:
=CONTAR.SE(A1:A10; ">500")
Exemplo da fórmula SOMA.SE
Imagine que pretende somar o valor total dos salários superiores a 500 euros. Os valores dos salários dos trabalhadores foram introduzidos entre as células A1 e A10.
A fórmula seria assim:
=SOMA.SE(A1:A10; ">500")
Fórmula CONTAR.SE.S
O Excel coloca ainda à sua disposição as fórmulas CONTAR.SE.S que permite contabilizar um determinado valor, obedecendo a 2 critérios distintos.
Por exemplo, imagine que possui uma tabela com os salários do pessoal da sua empresa, e pretende contabilizar o número de empregados que recebem mais de 500 euros, mas menos de 1000.
A fórmula ficaria (em que A1:A10 representa a coluna com os salários):
=CONTAR.SE.S(A1:A10;">500";A1:A10;"<1000")
Fórmula SOMA.SE.S
A fórmula SOMA.SE.S possui dois critérios de avaliação, permitindo somar os valores quando os dois critérios são verdadeiros. Por exemplo, imagine que pretende somar o valor faturado numa loja, após o dia 10 apenas pelo funcionário "1".
A fórmula ficaria:
=SOMA.SE.S(A1:A10;B1:B10;"> 10";C1:C10;"=1")
Explicação: O coluna A1:A10 guarda o valor faturado e a coluna B1:B10 o dia da faturação. O critério introduzido é que o dia (neste caso entre B1:B10), deve ser maior que 10. Para terminar, o Excel aplica o segundo critério e verifica na coluna C1:C10, quais as vendas efetuadas pelo operador número 1.
Como usar a fórmula SE do Excel?
Comece por aceder ao separador "Fórmulas" do Excel, clique no botão "Lógica" e selecione a fórmula SE. Adicione os argumentos da fórmula, consoante é explicado no próprio Excel.
Em alternativa, poderá escrever a fórmula diretamente na célula do Excel. Para melhor compreensão, nada melhor que alguns exemplos práticos.
Exemplos:
O valor da nota estará armazenado na célula A1.
Na prática, você iria construir uma fórmula SE, em que o teste lógico seria "A1>10", sendo que em caso de teste positivo o valor_se_verdadeiro seria "Aprovado", e o valor_se_falso seria "Reprovado".
=SE(A1>10;"Aprovado";"Reprovado")
Explicação: O Excel testou se o aluno teve uma nota superior a "10", sendo que em caso de condição Verdadeira, o aluno estaria aprovado, ou caso a condição retorna-se falso, ou seja a nota fosse efetivamente menor que 10, estaria reprovado.
2. No segundo exemplo, iremos atribuir a classificação a um aluno, consoante a porcentagem do exame. O Valor do exame encontra-se na célula A1. Lembrámos que poderá copiar a nossa fórmula para o Excel e fazer os seus testes.
=SE(A1<50;"Não Satisfaz";SE(A1>50;"Satisfaz";SE(A1>75;"Bom";SE(A1>85;"Muito Bom";SE(A1>95;"Excelente";)))))
Explicação: A fórmula utilizada permite testar o valor do exame e atribuir várias classificações diferentes (neste caso 5).
Outras fórmulas SE no Excel
Você poderá ainda utilizar as fórmulas CONTA.SE e SOMA.SE. Tal como o próprio nome indica, a fórmula CONTAR.SE, permite contabilizar todos os resultados verdadeiros do teste lógico, e a fórmula SOMAR.SE, permite somar todos os valores verdadeiros do teste lógico.
Exemplo da fórmula CONTAR.SE
Imagine que pretende contabilizar o número de trabalhadores de uma empresa que ganha mais de 500 euros. Os valores dos salários dos trabalhadores foram inseridos entre a célula A1 até A10.
A fórmula seria assim:
=CONTAR.SE(A1:A10; ">500")
Exemplo da fórmula SOMA.SE
Imagine que pretende somar o valor total dos salários superiores a 500 euros. Os valores dos salários dos trabalhadores foram introduzidos entre as células A1 e A10.
A fórmula seria assim:
=SOMA.SE(A1:A10; ">500")
Fórmula CONTAR.SE.S
Por exemplo, imagine que possui uma tabela com os salários do pessoal da sua empresa, e pretende contabilizar o número de empregados que recebem mais de 500 euros, mas menos de 1000.
A fórmula ficaria (em que A1:A10 representa a coluna com os salários):
=CONTAR.SE.S(A1:A10;">500";A1:A10;"<1000")
Fórmula SOMA.SE.S
A fórmula SOMA.SE.S possui dois critérios de avaliação, permitindo somar os valores quando os dois critérios são verdadeiros. Por exemplo, imagine que pretende somar o valor faturado numa loja, após o dia 10 apenas pelo funcionário "1".
A fórmula ficaria:
=SOMA.SE.S(A1:A10;B1:B10;"> 10";C1:C10;"=1")
Explicação: O coluna A1:A10 guarda o valor faturado e a coluna B1:B10 o dia da faturação. O critério introduzido é que o dia (neste caso entre B1:B10), deve ser maior que 10. Para terminar, o Excel aplica o segundo critério e verifica na coluna C1:C10, quais as vendas efetuadas pelo operador número 1.